segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Advogados estagiários copiaram em exame


Treze advogados estagiários foram apanhados a copiar num exame que daria acesso à segunda fase do estágio. O bastonário da Ordem dos Advogados entende que deveriam ser expulsos da entidade, mas a lei admite que se inscrevam de novo, para repetirem o teste, dentro de meses. Sublinhando que os infractores são apenas uma dúzia em cerca de 1700 candidatos, Marinho e Pinto considerou, em declarações à agência Lusa, que a situação “não tem comparação com o escândalo” ocorrido recentemente no Centro de Estudos Judiciários (CEJ).
Neste caso, houve copianço generalizado e os candidatos a magistrados envolvidos no caso foram “premiados” administrativamente com uma nota positiva (10), antes de a prova ter sido anulada e repetida. A episódio deu origem à demissão da então directora do CEJ.
O bastonário notou ainda que os candidatos a magistrados do CEJ utilizaram “métodos fraudulentos” para aceder a um órgão de soberania, onde irão julgar outras pessoas, pelo que o grau de honestidade destes profissionais tem de ser o mais elevado possível. A irregularidade cometida no exame promovido pela ordem foi confirmada pelo Conselho Distrital de Lisboa Em comunicado, revela que alguns alunos copiaram na prova de aferição do 1º Curso de Estágio de 2011, realizada a 20 e 22 deste mês.
De acordo com o Conselho Distrital, 655 advogados estagiários realizaram a prova, o que totalizou 1965 testes escritos, dos quais 13 (“uma insignificante minoria”) foram anulados pela direção do Centro de Estágio, “por ter sido detectada a utilização de elementos cuja consulta não era permitida”. O Conselho Distrital realça o facto de as anulações se fundamentarem em “factos 
 Jornal de Notícias, 31 de Julho de 2011

Sem comentários: