segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Mais uma obra do nosso contribuidor José António Barreiros

Lançamento:

Lisboa: 30 de Janeiro, 18h30, Ana Museu
apresentação pelo Prof. Doutor António Telo
em exibição: os 1ºs anos do Aeroporto da Portela (época em que se situa a história relatada no livro)

FARO: 10 de Fevereiro, 17h30, R. Dr. Cândido Guerreiro, 26
apresentação pela Dra. Anabela Moutinho, Directora do Cine Clube de Faro
futuras instalações do Espaço de Memória, um projecto da editora O Mundo em Gavetas

Trata-se de uma história real, se bem que inacreditável
No dia 1 de Junho de 1943 um avião civil da KLM, aos serviço da BOAC, que assegurava a ligação de Portugal ao Reino Unido, foi abatido por uma esquadrilha alemã, quando sobrevoava o Golfo da Biscaia. Desde então várias teses se têm defrontado para explicar o insólito acontecimento. A «linha de Lisboa», como era conhecida, gozava de imunidade, por via de um acordo não escrito que vigorava entre as forças do Eixo e os Aliados.
A bordo viajavam 13 passageiros, entre os quais o actor de teatro e do cinema Leslie Howard , que regressava de uma série de palestras de propaganda, efectuadas em Lisboa e Madrid.
Livro misto, a narrativa é algo ficcionada na BD, contada com rigor nas folhas que a ladeiam. O leitor segue, a par e passo, a estadia, em Lisboa, na Linha do Estoril e na zona de Sintra, no final de Maio de 1943, daquele que contracenou com Clark Gable em «E Tudo O Vento Levou».

José António Barreiros, que nos últimos anos se tem dedicado a estudar as redes estrangeiras de espionagem em Portugal, durante a Segunda Guerra, tema sobre o qual publicou quatro livros, reconstituiu a história. Carlos Barradas, com larga experiência em banda desenhada e ilustração, desenhou as pranchas segundo guião daquele. Douglas Wheeler, professor e reputado historiador americano, especialista na matéria, recentemente condecorado pelo Estado Português pelo desempenho em prol da cultura portuguesa, enriqueceu o livro com uma reflexão sobre os contornos enigmáticos do insólito acontecimento.

Sem comentários: