sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O melhor tribunal fica desaproveitado com a reforma do mapa judiciário

ADRIANO MIRANDA JOSÉ AUGUSTO MOREIRA

07/12/2012 - 00:00
Ministra tem invocado a racionalidade económica da mudança, mas mantém renda de quase 34 mil euros em Guimarães, em detrimento do tribunal de Famalicão, que é do Estado e tem "excelentes condições"
Inaugurado há apenas cinco anos e apresentado como o tribunal do futuro, o Palácio da Justiça de Vila Nova de Famalicão não foi ainda utilizado na sua plenitude e corre o risco de ficar parcialmente vazio se vier a avançar o novo mapa judiciário proposto pelo Governo.
O desaproveitamento é ainda menos compreensível tendo em conta que o Ministério da Justiça tem invocado a racionalidade económica para avançar com a reforma e paga uma renda mensal de 33.750 euros pelo prédio de Guimarães para onde está prevista a instalação dos juízos de grande instância cível e penal. Acresce ainda que o tribunal de Famalicão é o que apresenta actualmente a maior pendência de acções ordinárias em todo o distrito de Braga, tendo também uma localização centralizada e melhores acessibilidades, que são outros dos critérios invocados pelo Governo.
O risco de subaproveitamento das instalações é realçado pelo relatório dos juízes sobre as condições dos tribunais, documento que sublinha também as "excelentes condições" do edifício de Vila Nova de Famalicão. O relatório, que foi anteontem apresentado, nota que "o novo edifício é moderno e com todas as condições", anotando que "foi pensado considerando futuras especializações e eventual aumento de quadros".
O relatório da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) refere ainda que "existem em quase todos os pisos gabinetes e salas vazias, temendo-se que a prometida reforma do mapa judiciário venha a desaproveitar ainda mais um edifício que tem certamente as melhores condições físicas de todos os tribunais do Minho".
Frisando tratar-se de "um investimento de 8,8 milhões de euros que foi inaugurado em 2007", o presidente da delegação local da Ordem dos Advogados, Miguel Macedo Varela, fala mesmo em "descalabro" e "precipitação" quando refere a opção do Governo. "O que parece é que querem apenas apresentar qualquer coisa [à troika] para dizer que estão a fazer uma reforma, sem que haja consciência das consequências", opina.
O representante dos advogados diz mesmo que, para além da questão da racionalidade económica e das disponibilidade de "instalações de excelência", todos os critérios invocados pelo Governo impunham a localização em Famalicão dos juízos de grande instância, "desde o movimento processual, à localização centralizada e acessibilidade", conclui.
BPN e negócio da China
O arrendamento do prédio para onde estão previstas as grandes instâncias cível e criminal de Guimarães foi arrendado pelo Ministério da Justiça em 2007, tendo pouco depois o deputado do CDS Nuno Melo levantado fortes suspeitas sobre a legalidade do negócio.
O actual vice-presidente do CDS disse mesmo tratar-se de "um negócio da China", já que a empresa que fez o contrato com o Estado só comprou o prédio por 1,8 milhões de euros depois de ter garantido um pagamento de mais de quatro milhões pelos dez anos do contrato de arrendamento.
Para além de a compra ter sido feita um dia depois de assinado o contrato de arrendamento, o então deputado Nuno Melo denunciou ainda que o prédio só foi registado um mês depois na Conservatória do Registo Predial, tendo notado outra particularidade que reputou ainda de maior gravidade. É que do registo constava já uma hipoteca em favor do BPN-Banco Português de Negócios, o que levou o dirigente centrista a concluir que todo o esquema permitiu à empresa que negociou com o Estado obter antecipadamente os quatro milhões do contrato de arrendamento.
Seriam, assim, os 37.500 euros de renda mensal a garantir a amortização do empréstimo junto do BPN.

Barcelos, Sesimbra e Beja são os piores

Depois de em 2007 ter elaborado um primeiro relatório sobre as condições dos tribunais de primeira instância de todo o país, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (AJAP) procurou agora reavaliar a situação e analisar a evolução. O relatório agora produzido refere-se às comarcas da área do Tribunal da Relação de Guimarães, e outros se seguirão para as das relações do Porto, Coimbra, Lisboa e Évora. Além de um olhar mais atento para as comarcas do Minho, o documento agora apresentado pelos juízes aponta também os bons e os maus exemplos de tribunais em todo o país.
Entre os melhores está o de Sintra, "com excelentes instalações", que incluem sala de audiências com tradução simultânea, 127 gabinetes para magistrados, mega-sala para julgamentos e controlo de segurança activa. Também o de Gouveia, inaugurado no ano passado, está entre os melhores, apesar da "inexistência de sistemas de segurança". No caso de Famalicão, o documento refere as "excelentes condições". "Existem salas de audiência para todos os juízes, algumas de grande dimensão, com tradução simultânea, salas de deliberação contíguas e rede móvel instalada, o que permite o acesso aos processos via Citius [processo electrónico], de imediato." Pela negativa, o documento salienta os tribunais de Sesimbra, "num único piso de um prédio de apartamentos destinado a habitação", e os do Trabalho em Beja e Barcelos. Este último é o que merece mais reparos, concluindo que "as própria instalações colocam em perigo a "integridade física" dos cidadãos.

Sem comentários: