sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Os Serviços de Informações e as escutas telefónicas

Insiste o Ministro da Justiça, com inusitada frequência, em que seja concedida a possibilidade de os Serviços de Informações procederem a escutas telefónicas, para isso se alterando a Constituição da República Portuguesa.
Adianta o argumento de que seremos na Europa a excepção tipo “ovelha negra”, em contrapé com os interesses de protecção da segurança dos Estados contra o terrorismo internacional.
Segundo informação do próprio, o ora Ministro da Administração Interna vem defendendo, porventura desde o tempo em que dirigiu os Serviços de Informações, que estes “procedam à intercepção de comunicações para prevenirem, nomeadamente, a espionagem, o terrorismo e a criminalidade organizada. Os serviços de informações portugueses encontram-se hoje numa situação de manifesta desvantagem em relação à maioria dos seus congéneres estrangeiros por não poderem recorrer a este meio de actuação”.
Fala este governante em maioria; do que o outro governante diz parece que Portugal constitui a excepção. Que estão em sintonia de conteúdo é evidente.

Concorde-se ou não com a alteração constitucional – e não espantará que um dia destes se conclua que afinal nem é necessária -, o que importaria conhecer para já era o regime de escutas dos Serviços de Informações nos outros países da união Europeia, para que todos dispuséssemos da mesma informação e a pudéssemos avaliar.

E de momento a minha inclinação vai no sentido da negativa – mesmo com uma comissão de juízes a autorizar tais escutas cujos resultados acabariam por ficar sob segredo de Estado, que só o Governo desvendaria ou não a seu talante – pois que a tendência securitária nacional parece imparável.
Os riscos não vêm só do terrorismo...

1 comentário:

Manel do Montado disse...

Se o governo nomeia os directores dos serviços de informaçõese se o Sr. José Pinto de Sousa é o coordenador da “charanga”, está mais do que visto como se conquista o poder ABSOLUTO sobre todos a partir de dentro.
Ao pé destes moços o Béria e o Heinrich Himmler parecem amadores, pois o que fizeram a coberto de ditaduras fazem estes senhores a coberto de uma democracia. Daí a minha cada vez maior convicção de que Democracia sim, sempre sem maioria absoluta.
Uns são Talibans e outros Talibons, mas ambos terroristas, cada um à sua dimensão.