sexta-feira, 13 de julho de 2007

Supremo dá 600 mil euros

«Acabou o tempo das indemnizações insignificantes. (...) O objectivo essencial do aumento dos prémios dos seguros não é o de garantir às companhias seguradoras a obtenção de lucros desproporcionados, mas antes o de, em primeira linha, assegurar aos lesados indemnizações adequadas".

A fundamentação consta de um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, proferido nos últimos dias, e revela uma mudança de mentalidade em benefício de uma vítima de acidente de viação a quem a Império pagará três vezes mais do que, na fase final do processo – após ser condenada em primeira instância e na Relação – admitia fazer.»

No Correio da Manhã de hoje

1 comentário:

JLS disse...

De facto, uma mudança de mentalidade muito interessante. :)

Mas deixo uma questão:

Eu compreendi que é uma compensação pelo sofrimento, mas será melhor *dar* 600 mil euros, ou não seria mais adequado garantir uma soma mais pequena mas obrigar a seguradora, ao mesmo tempo, a garantir a «qualidade mínima» de vida, de uma forma mais objectiva?

Se a atenuação do sofrimento e o incremento da qualidade de vida são os objectivos e fundamentos da decisão, porquê dar tanto (que é) dinheiro para ser gasto de forma indiscriminada?