Christopher Birkbeck, Alfonso Serrano Maíllo, Criminología comparada estudios de caso sobre delincuencia, control social y moralidad, Editora: Dykinson, S.L., Madrid 2012, ISBN: 9788415454243
A chamada Criminologia comparada visa abrir os horizontes geográficos do olhar criminológico. A acentuada concentração espacial de estudos de caso empíricos que trabalha rotineiramente com a disciplina responde a uma concentração igual dos centros de produção criminológicos em relativamente poucos países e cidades. Face a ela a criminologia comparada coloca o foco em áreas não estudadas com freqüência para tentar identificar o geral e específica para a riqueza colectiva do conhecimento. Assim, cada estudo comparado de Criminologia, para local mais exótico, continua a ser essencial e inevitável ligação com os temas e idéias da disciplina.
Os estudos de caso que se encontram neste livro referem-se à região das Américas e muitos deles especificamente para a Venezuela (país em que o autor trabalhou durante 30 anos).
Diferentes estudos de caso foram organizados por áreas de afinidade (etiologia do crime, a etiologia de controle do crime, o caminho criminal: da prisão para a sociedade e da dimensão moral em lidar com a questão criminal) que identificam algumas similaridades quanto ao seu conteúdo. E subjacente a toda a colecção de áreas de investigação que têm sido as linhas de interesse particular, nos últimos anos: a polícia (e o uso da força), o controle do crime, e a dimensão moral.
Sem comentários:
Enviar um comentário