'Valorizar o Ministério Público, Dignificar a Justiça' é o lema da lista única que concorre às eleições de hoje para o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP).
Encabeçada por Rui Cardoso, actual secretário-geral do SMMP, a lista pretende um Ministério Público (MP) mais activo na detecção de crimes de corrupção, mesmo que atinja órgãos de Estado, disse à Lusa o candidato.
«Embora a acção penal não dependa apenas do Ministério Público, este deve ser muito mais activo na detecção das situações de crime e na abertura de inquéritos, sobretudo nos crimes de corrupção, mesmo que atinja órgãos de Estado», sublinhou.
As privatizações e as parcerias público-privadas são, segundo o candidato Rui Cardoso, áreas que o MP deve acompanhar desde o início para «que possa actuar ao mínimo indício de crime» e «não como acontece agora em que só atua quando alguma notícia de crime lhe cai em cima da secretária».
Rui Cardoso defendeu, assim, uma postura «activa» por parte dos magistrados do Ministério Público.
Defender a autonomia dos magistrados do MP é outro dos objectivos da lista A por ser esta a única forma de garantir a total obediência à lei.
Rui Cardoso substituirá João Palma, que foi eleito presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público há três anos e que decidiu não se recandidatar ao cargo, tendo, porém, apelado publicamente à votação no seu sucessor.
Lusa/SOL - 24 de Março, 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário