segunda-feira, 1 de julho de 2013

Paulo Portas vetará entrega da RTP Madeira a Jardim




O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, vetará qualquer proposta de transferência da tutela do centro regional da RTP para o Governo de Alberto João Jardim. "O CDS-PP e o seu presidente opor-se-ão à regionalização da RTP com a mesma determinação que este vetou a privatização do serviço público de rádio e televisão a nível nacional", garantiu ao PÚBLICO o líder regional José Manuel Rodrigues, recordando a decisiva oposição de Paulo Portas ao projecto de Miguel Relvas

Alberto João Jardim anunciou quinta-feira que o executivo regional e o Governo da República terão "uma partilha de responsabilidades" no centro da RTP na Madeira. "Obviamente que, devido ao seu poder financeiro, a República terá de ter sempre a maioria em relação aos centros", acrescentou o líder madeirense. Jardim confirmou que no figurino do presidente da RTP, Alberto da Ponte, para um novo contrato de serviço público de televisão e rádio, o Governo Regional ficará com 49% da nova empresa, cabendo o restante ao grupo RTP-RDP.

"Está assente que a RTP Madeira não é para fechar", revelou Jardim, que coloca reservas ao funcionamento da rádio pública no arquipélago. "Em relação à RDP haverá que esclarecer melhor as coisas, a RDP não pode ser um panfleto político", avisa. Por temer a "governamentalização", a oposição regional, do CDS ao BE, contesta a regionalização da rádio e televisão públicas.

Público, 1 de Julho de 2013

Sem comentários: