quinta-feira, 9 de maio de 2013

Rescisões no Estado custarão entre 300 e 500 milhões


Raquel Martins
As rescisões amigáveis no Estado custarão entre 300 e 500 milhões de euros e atingirão 10 mil a 20 mil funcionários. Os números foram avançados ontem pelo secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, durante uma audição na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

Questionado pelo PS, o secretário de Estado esclareceu que o programa “será financiado por reduções nas despesas de funcionamento do Estado” e “não há intenção de recorrer a receitas extraordinárias”.

A despesa será inscrita no Orçamento do Estado para 2014 e prevêse que seja recuperada em dois anos. “Em dois anos, o país terá uma redução estrutural de despesa que permitirá o pagamento dos encargos com as rescisões”, frisou. E se as saídas se concretizarem no início de 2014, acrescentou, metade do custo ficará pago nesse ano, por causa das poupanças com os salários que deixarão de ser pagos.

O programa de rescisões abre em Setembro e decorre até Novembro. “As decisões serão tomadas em Dezembro, de forma a que as rescisões ocorram a partir de Janeiro de 2014″, destacou o secretário de Estado. De acordo com a proposta de diploma enviada aos sindicatos, o programa dirige-se a trabalhadores nas carreiras de assistente técnico e assistente operacional até aos 59 anos e que estejam a mais de cinco anos da idade da reforma. A indemnização varia consoante a idade e vai de um salário por ano de antiguidade (para os trabalhadores mais velhos) até um salário e meio.

Os trabalhadores que saírem não poderão voltar a trabalhar para o Estado e não terão direito a subsídio de desemprego. No sector privado, as empresas têm quotas de acesso à protecção no desemprego em caso de rescisão amigável, mas no Estado isso não está previsto, como já tinha dito o secretário de Estado na passada segunda-feira aos sindicatos. O diploma começará a ser negociado com os sindicatos na próxima semana e Hélder Rosalino garante que “há margem para melhorar, dentro da baliza de despesa que acabei de referir”.

A questão foi lançada pelo socialista Pedro Silva Pereira, que quis saber se “uma parte da austeridade pedida aos portugueses se destina a financiar o programa de rescisões”.

Tal como o PÚBLICO e o Diário Económico avançaram, o Documento de Estratégia Orçamental já reservava uma verba de 500 milhões de euros para as rescisões no próximo ano. O primeiro-ministro anunciou na semana passada a intenção de dispensar 30 mil funcionários através de rescisões e do novo sistema de requalificação.
Público, 9-5-2013

Sem comentários: