domingo, 28 de abril de 2013

Polícia norte-americana detém suspeito de enviar carta com rícino a Obama


Um suspeito de enviar cartas com rícino ao Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a um senador republicano foi detido, sábado, em Tupelo, no estado do Mississippi, acusado de tentar usar uma arma biológica, informou o Departamento de Justiça.

O chefe da polícia de Tupelo, Tony Carleton, confirmou que as autoridades federais detiveram um homem identificado como James Everett Dutschke, instrutor de artes marciais, refere o jornal local "Northeast Mississippi Daily Journal".
O detido foi acusado de "desenvolver conscientemente, produzir, armazenar, transferir, adquirir, reter e possuir um agente biológico ou toxina para usar como arma", informou horas mais tarde fonte da procuradoria do Distrito Norte do Mississippi.
O detido irá ser presente a tribunal na segunda-feira em Oxford, Mississippi, e, se for condenado, poderá enfrentar uma pena máxima de prisão perpétua.
A detenção ocorreu quatro dias depois de as autoridades terem retirado a queixa sobre outra pessoa, Paul Kevin Curtis, que tinham detido na semana passada.
Paul Curtis foi libertado depois de o FBI ter concluído que não havias provas contra ele e umas horas depois de a sua advogada ter referido que fora alvo de uma artimanha e de que o culpado devia ser James Everett Dutschke.
Na terça e quarta-feira, as autoridades federais revistaram a casa de Dutschke e o estúdio onde este ensinava taekwondo, ainda que se desconheça se encontraram informações que o relacione com o envio das cartas com rícino.
Numa conversa com o "Daily Journal", na segunda-feira, James Dutschke negou "categoricamente" qualquer relação com o sucedido e assegurou que só tinha visto Paul Curtis duas vezes na vida e isto porque trabalhava com um irmão dele.
Paul Curtis, um imitador de Elvis que segundo a família sofre de doença bipolar, foi preso no passado dia 17 pelo FBI e pela polícia local em Corinth, perto de Tupelo, onde também mora Everett Dutschke.
Acusado de ameaçar de morte ou exercer danos físicos sobre o Presidente norte-americano, o Departamento de Justiça acabou por lhe retirar as acusações.
Segundo as autoridades, as cartas dirigidas a Obama e ao senador republicano pelo Mississippi Roger Wicker foram enviadas a 8 de abril a partir de Memphis, no estado do Tennessee, e continham o mesmo texto que outra enviada pouco tempo antes a um juiz do Mississippi.
Depois de realizar vários testes, o FBI confirmou que tanto a carta dirigida a Obama como a dirigida a Wicker continham de facto rícino, uma proteína tóxica existente nas sementes da planta de rícino e cujo pó branco é mortal se for inalado e atingir a corrente sanguínea.
Jornal de Notícias, 28-4-2013

Sem comentários: