sábado, 29 de setembro de 2012

Paulo Rangel: “Tribunais têm papel fundamental na crise”

Eurodeputado do PSD diz que a Justiça é decisiva. Rui Rio afirma que problema está nos políticos A Justiça é decisiva na crise que o País vive actualmente. Esta é a convicção do eurodeputado do PSD Paulo Rangel, que ontem foi um dos intervenientes na segunda reunião anual da Justiça Administrativa (REAJA), que se realizou no Palácio da Justiça, no Porto. Na sua intervenção, o eurodeputado realçou que o poder estará nas mãos dos tribunais durante este século e que, embora estes não façam política, têm um papel determinante na esfera pública.
“Em tempo de crise, os tribunais têm um papel fundamental, surgem como um poder especial. Temos de repensar a organização dos tribunais para este novo mundo, um mundo em que a Justiça regula as decisões políticas”, explicou o eurodeputado.
Paulo Rangel adiantou ainda que nunca se ouviu falar tanto do Tribunal Constitucional como nos últimos tempos. Deixou claro, no entanto, que lamenta que a Justiça apenas actue sobre os antigos ministros e nunca com os que ainda estão no exercício das suas funções.
“A globalização levou a que o Estado como conhecíamos tenha deixado de existir, perdeu capacidade para responder aos problemas. Por isso, as pessoas recorrem cada vez mais aos tribunais para terem as respostas que as máquinas parlamentares e administrativas não dão”, concluiu.
A reunião da Justiça Administrativa contou também com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio. “Não vejo como a nossa sociedade pode acabar bem se não tomarmos consciência de que isto tem de mudar, principalmente na Justiça. O problema da crise está nos políticos que tomaram decisões erradas ao longo dos anos e que tinham consciência disso”, disse Rui Rio, adiantando que desde que está na câmara foi constituído arguido sete vezes.
29 Setembro 2012

Sem comentários: